História

A história de uma família que encontrou em Numão o lugar ideal para se fixar e construir o seu projeto de vida numa relação de amor pela região que já dura há mais de 250 anos.
A Quinta da Vineadouro é uma propriedade secular de características únicas na região do Douro Superior. Situada entre o histórico Castelo de Numão e o Douro sublimado de Miguel Torga é um espaço de tranquilidade e paisagens deslumbrantes. Neste cenário idílico podemos desfrutar de experiências únicas e inesquecíveis associadas à celebração da cultura do vinho.

Pertencendo à mesma família, desde o séc. XVIII, os atuais herdeiros, familiares e descendentes: Cristina, Carlos, Teresa, Joana, Filipa, Inês e Diogo representam duas das gerações associadas aos destinos desta quinta. Desde 2014, a paixão e dedicação da família, levaram ao início da recuperação de todo o edificado rústico existente na quinta, assim como da requalificação de todo o espaço exterior que abrange vinha, olival, amendoal e floresta.

foto6-min
foto9-min
foto11-min
Assim nasce, o projeto VINEADOURO, cuja etimologia provém do latim “vinea” que significa vinha ou plantação de videiras com ligação à comprovada presença romana na propriedade e na região de Numão e a utilização da palavra “douro” que pode ser interpretada, por um lado, com a ligação óbvia à região do Douro e, por outro lado, como remetendo para algo de valioso, precioso, com história, exclusivo, excelente, à espera de ser descoberto.

Venha descobrir este Douro sublimado!

foto7-min

Mais de 250 anos de história da família e da sua presença em Numão

1764-min

1764 | Numão

A família Moutinho fixa-se em Numão, unindo-se mais tarde à família Gouveia e dando origem à linha de descendência dos Moutinho de Gouveia.

1806 | Monteiro Cabral

Francisco José Monteiro Cabral, fidalgo da Casa Real, com carta de brasão de armas das nobres famílias de Monteiro e Cabraes passada em 1806, foi o 5º avô dos atuais proprietários.
1764-min

1845-min

1845 | Moutinho de Gouveia

Nasce em Numão, Luiz Pedro Moutinho de Gouveia, bisavô dos atuais proprietários. Magistrado, torna-se procurador da Coroa e do Tesouro na Índia, em 1882. Quando ingressa na metrópole já era proprietário de muitas terras de cultivo na região.

1889 | Lavrador

Nasce João Moutinho de Gouveia, filho de Luiz Pedro Moutinho de Gouveia, célebre médico e colecionador. Tem um papel marcante na região como clínico, lavrador e vitivinicultor. Com ele inicia-se a produção de vinho na quinta.
1889-min

1890-min

1890 | Solar de Numão

Termina a expansão do solar de Numão, onde viveu Luiz Pedro Moutinho de Gouveia, com a sua família e descendentes. Neste solar, classificado como património arquitetónico, encontram-se inúmeras peças de mobiliário provenientes da Índia e todas as coleções da família.

1919 | União

O avô dos atuais proprietários, António Júlio Correia de Lacerda, trineto de Francisco José Monteiro Cabral, casa com a filha de Luiz Pedro Moutinho de Gouveia, D. Laura dos Prazeres, unindo os dois ramos familiares.
1919-min

1928-min

1928 | Legado

Nasce em Numão, Carlos Manuel Correia de Lacerda, pai dos atuais proprietários. Engenheiro de profissão, vive em inúmeros locais, Porto, Coimbra, Lisboa e Luanda. No entanto, Numão nunca lhe sai do pensamento, deixando em legado a quinta e toda a sua paixão pela região.

2014 | Missão

Os atuais proprietários assumem como missão a preservação de toda a quinta secular, revelando a sua história e cultura, assim como a tranquilidade e beleza do local, salvaguardando a sustentabilidade do ecossistema e contribuindo para a transmissão deste legado às futuras gerações.
timeline3-min

timeline4-min

2018 | Casas Rústicas

Inicia-se o projeto de recuperação de todo o edificado rústico e de requalificação dos espaços exteriores da Quinta tornando-a o local ideal para as experiências de enoturismo.

2019 | Vineadouro

Nasce a marca VINEADOURO, cuja etimologia provém do latim “vinea” e da palavra “douro” que remete para algo de valioso, precioso, com história, exclusivo, excelente, à espera de ser descoberto.
timeline2-min

2020-min

2020 | Vinhos

É retomada a produção de vinho que assenta na recuperação de aromas e sabores antigos dos vinhos do Douro Superior, que já tinha sido iniciada com João Moutinho de Gouveia, lançando-se os primeiros vinhos da marca VINEADOURO.
foto10-min