Quinta

“Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a reflectir o seu próprio assombro.” Miguel Torga
A Quinta da Vineadouro situa-se numa região caracterizada fortemente pela viticultura e olival, moldando deste modo toda a paisagem dos seus 140 hectares. Apresenta características particulares, com uma identidade do local muito peculiar e única no Douro Superior, com história, tradição e uma diversidade de recursos naturais e culturais que constituem um espaço magnifico para celebrar a cultura do vinho.
foto16-min
foto17-min
foto14-min
foto18-min
foto12-min
O projeto pretende valorizar estes aspetos, quer através de novas soluções – Percursos Temáticos e Áreas de Estadia pontuais, quer também na preservação, recuperação e valorização de elementos arbóreos e vegetação rasteira e arbustiva autóctone existente e os elementos remanescentes, nomeadamente, tanques e reservatórios de água, levada, forno existente, vinha e olival em socalcos, vinha e olival em terreno plano, áreas de mato e áreas de produção agrícola de subsistência.

Junte-se a nós e desfrute deste universo em harmonia!

Os visitantes podem descobrir os seguintes Percursos Temáticos e Áreas de Estadia pontuais

Percurso Temático do VINHO

Valoriza a viticultura, a região, as pessoas, as castas e o vinho, através da passagem e marcha em vinhas de encosta, em vinhas de socalcos e vinhas em terreno plano, por áreas pontuais de descanso e por uma área de prova e degustação de vinhos.

Percurso Temático do AZEITE

Valoriza a Oliveira e o Azeite, através da passagem e marcha em Olival de encosta, em Olival de socalcos e Olival em terreno plano, por áreas pontuais de descanso e por uma área de prova e degustação de azeites.

Percurso Temático da ÁGUA

Valoriza o elemento Água e os elementos culturais e naturais a si associados, através da passagem e marcha junto a linhas de águas, tanques e reservatórios, Levada/canal em peças de granito, bem como toda a fauna e flora associada ao elemento Água e por áreas pontuais de descanso e de Hidratação.

Percurso Temático da NATUREZA

Valoriza a paisagem natural e cultural, o sistema de vistas existente, a flora e a fauna da área de intervenção, através da passagem e marcha por zonas onde se pode observar e contactar com vegetação autóctone – Arbórea, Arbustiva e Herbácea, observar a fauna, passagem junto a elementos arbóreos notáveis, como também junto a elementos e sistemas culturais existentes. Algumas das espécies arbóreas presentes são o Sobreiro, Carrasco, Zimbro, Cedro-do-Himalaia, Carvalho Negral, Medronheiro e Pinheiro Bravo, apenas para nomear algumas.

foto28-min